Image Map

22/05/2014

Projeto Voltando aos Cachos: dia 1


Desde a última postagem que fiz aqui no blog sobre cabelos, li muita coisa a respeito de assumir o cabelo natural.

É bem verdade que ninguém precisa me convencer que os muitos anos de química me trouxeram sim muita alegria, mas como consequência hoje convivo com um cabelo fraco, quebradiço e sem vida. Com tantos recursos, escova, chapinha e mil produtos, a verdadeira "cara" do cabelo fica muito bem mascarada, nada que um escovão e muito óleo finalizador não deixe qualquer cabelo momentaneamente bonito, mas só quem dorme e acorda com ele todos os dias é que sabe de verdade como está a saúde desse cabelo.

No post de hoje não pretendo entrar em todas as questões "filosóficas" que envolvem esse projeto, ainda vamos conversar muito sobre isso. Penso que só quem nasceu de cabelos cacheados sabe o que é isso. Não tem como explicar, e superficialmente parece até bobo, mas é com se tivesse batido uma questão de identidade, de Eu, de buscar quem sou, como se estivesse assumindo algo que tentei esconder por tantos anos. E isso é mesmo muito engraçado, afinal o que é que a gente tanto esconde? Parece até um crime ter cachinhos!

Bom, resumo da ópera. Li muitos e muitos blogs sobre meninas que encararam esse desafio e hoje vivem lindas e encaracoladas, entre eles indico muito os blogs da Rayza Nicácio, Sarah Oliveira, Maressa Leite e da Ana Lídia.  E vendo toda essa gente linda e de bem com a vida, resolvi que ia trazer de volta meus caracóis.

À esquerda cabelo seco, escovado e chapado há algumas semanas atrás, e à direita o resultado de ontem. Olha como já deu diferença no brilho!

Há um tempo eu já ando bem cansada das químicas, no início é tudo lindo, o cabelo reage super bem você fica parecendo uma propaganda de shampoo ambulante. Mas com o passar do tempo o meu cabelo perdeu a vida, está opaco, não tem mais o mesmo vigor que há uns anos atrás, e já tinha decidido que com as químicas estava na hora de parar. A última vez que fiz escova progressiva foi no aniversário do meu marido, julho do ano passado, ou seja, já está quase completando um ano.

Com essa ideia, ontem saí do trabalho, passei na farmácia em busca de produtos que me ajudassem, e aqui faço um parênteses, gente como é difícil encontrar produtos para esse tipo de cabelo! Na prateleira só tem "cabelos mais lisos", "liso intenso", "liso perfeito"... encontrei esse mísero Seda que não me passou muita fé, mas acabou sendo o primeiro achadão para cacheados:


O legal desse produto é que ele é indicado exatamente para esta fase entre a química e o cabelo natural, promete recuperar os danos do alisamento e ajudar a ativar os cachinhos, funcionou master, vocês vão ver.


Então, cheguei em casa, lavei a peruca, sentei na penteadeira e coloquei em prática os mil vídeos que tinha assistido sobre como definir os cachos, e olha no que deu:


Depois de tantos anos de estica e puxa, nunca pensei que meu cabelo ia cachear tanto já no primeiro dia, e nisso fui muito sortuda, porque muitas meninas ficam cerca de dois anos do período de transição entre o relaxamento e a volta dos cachos. Nunca cheguei a fazer relaxamento, só progressiva, e a gente sabe que essa sai com o tempo, a minha já estava bem vencida né. Apesar disso ainda tem umas partes que não cacheiam direito, principalmente na frente, onde eu acho que reforçavam mais o produto, nessa foto dá pra ver bem:


Esse resultado eu tive só com o creme para pentear e a técnica da fitagem, que ainda pretendo explicar bem, mas tem vários vídeos no YT se vocês procurarem.

Eu nunca pensei que essa história fosse render tantos comentários, elogios, críticas e dúvidas, e vi quantas meninas tem o cabelo originalmente curvilíneo e lá no fundo do coração têm vontade de assumi-los.

Bom, por aqui o desafio está lançado! Estou aprendendo muito com as gurus cacheadíssimas da internet, e ainda tem muita coisa a melhorar, corte, definição, hidratação enfim. Mas estou curtindo essa mudança e tenho certeza que o meu cabelinho sufrido vai agradecer.

Quem quiser entrar nessa pode começar a postar com a hashtag #voltandoaoscachos E aí, quem vem comigo? 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Que linda!
    Tou lendo esse teu post e pensando nas minhas ex e esquecidas madeixas!
    Tou curtindo muito meu lisão de hoje, mas tu tá me encorajando a revelar minha verdadeira identidade! rsrs

    Beijo beijo
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o teu cabelo! Tu ai alisando e eu aqui encaracolando! hahahaha Que vida injusta Jéssica! Eu adorei seu cabelo cacheado, ele é liiiindo! Assume aí guria vai ficar lindona!
    beijos
    www.gabrieladeboit.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legal que vc esteja passando pelo mesmo momento q eu! Tbm resolvi assumir minha identidade cacheada (rsrs), estou há 5 meses em transição... a cada 2 meses corto um pouco para ele ir definindo mais... agora estou bem perto do meu BC. Força, vc vai precisar e persistência!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a sua iniciativa Jéssica!

    Vivemos num mundo onde os cabelos cacheados são marginalizados e eu não sei o porquê!

    Gente, como eu queria ter um cabelo cacheado como o seu, tanto que hj faço de tudo pra deixar ele com ondas... fiz até um vídeo sobre isso! :)

    Parabéns pela sua iniciativa e que você tenha sucesso no seu projeto!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo