Image Map

20/01/2014

#Projetodosefit Primeiros passos da Reeducação alimentar



Acho que essa é parte mais importante quando você decide começar a cuidar do seu corpo. Porque uma coisa é certa, não adianta de nada suar feito louca nos exercícios e depois bater aquela feijoada. Com algumas mudanças nos hábitos alimentares você vai perceber que o resultado é muito melhor e mais rápido!

Antes de tudo, quero esclarecer que os posts sobre o #projetodosefit apenas contam as minhas experiências, o que eu tenho feito e tem dado certo, enfim, como eu encaro essa mudança de vida. Porém, eu não sou profissional em nenhum desses assuntos, seja sobre exercícios físicos ou alimentação. Então, nem sempre o que dá certo para mim pode dar certo para você, e, principalmente, não faça nada sem antes consultar um médico, um personal trainer, e/ou um nutricionista, ok?

Eu não sou muito parâmetro para essa história de reeducação alimentar. Sempre fui magricela desde pequena, o que me fez passar longe das dietas, nem sei direito como fazer isso! Meu objetivo pessoal com esse projeto é exatamente o contrário, quero ganhar massa muscular, pois estou abaixo do meu peso ideal. Mas quem disse que pra engordar não tem que fazer dieta? Uma coisa é enfiar a cara no chocolate e ganhar 3 quilos de barriga em uma semana, ooutra coisa é comer da forma certa e ganhar massa nos lugares certos (-barriga, +bunda e pernas é o que eu preciso)!

Bom, apesar de não ser nutricionista, vim dar umas diquinhas para vocês e contar como eu tenho conseguido mudar a minha alimentação. Acredite, não é difícil, é tudo uma questão de hábito.

Meus objetivos são:

1. Diminuir o consumo de carboidrato
2. Diminuir/cortar o consumo de sal e açúcar
3. Consumir menos produtos industrializados
4. Aumentar o consumo de frutas, legumes e folhas
5. Cortar o consumo de gorduras
6. Cortar o consumo de bebidas com gás

Esse é só o começo né gente, ainda tem muito o que melhorar aí. Penso em levar assim, tentando melhorar pequenas coisas, por um mês, quando então consulto um nutricionista para fazer uma dieta mais focada nos meus objetivos.

Meu problema não era comer muito, mas comer errado. Durante a semana, com a correria de trabalho e estudos, tinha dias que eu me acabava no buffet, e outros que eu passava o dia com um cup nudles, ou seja, completamente irregular.

Acho que o mais importante é programar as refeições, deixar algumas coisas pré prontas, como lavar e cortar os legumes e temperar a carne. Isso ajuda porque a gente costuma ser preguiçoso e comer o que tem na geladeira, então a ideia é deixar alimentos saudáveis prontos, assim você não recorre às porcarias. Tem um post/vídeo muito legal no blog Fitnistas falando sobre isso.

Eu tenho principalmente tentado diminuir o carboidrato (arroz, batata, pão etc), nas refeições só pode haver 1 porção, ou seja, se tem arroz não tem purê de batata, enfim, coisas bem simples. A verdade é que a dieta para perda de peso, ou ganho de massa magra é bastante semelhante, entãos as dicas servem para os dois casos.

Como almoço no trabalho, tenho cuidado disso também. Ao invés de comer besteiras na rua, levo uma marmita de casa, com tudo já preparadinho e pensado. Além disso, para o lanche da tarde, troquei as idas à padaria da esquina por uma fruta. Vejam minhas marmitas da semana:


Levo um potinho cheio de legumes e salada, e outro com uma porção de carne e uma porção pequena de carboidrato. Na hora de fazer o prato a ideia é a mesma, metade do prato só de salada e legumes, carne e carboidrato, uma só porção de cada.

Mas o meu começo de dieta não é nada radical. Tenho feito assim, seguro o reggae de segunda à sexta, fazendo tudo certinho, alimentação balanceada, para no final de semana poder jacar um pouco. Claro que não adianta de nada sofrer a semana inteira e se jogar no Mc Donalds domingão, mas ao menos para não passar vontade, ir a um restaurante, curtir um chopp, porque ficar de mau humor também não ajuda em nada.

Bom meninas, espero estar ajudando em alguma coisa, pois pra mim é muito novo falar disso, não tenho prática nenhuma! rs Com o passar do tepo venho aqui falar mais sobre isso.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!

© Dose de Beleza - 2015. All Rights.
Criado por: Bianca Schultz.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo